A bronquioliteé uma infecção viral do trato respiratório inferior que acomete crianças menores de 2 anos de idade.
Costuma ser mais grave em bebês devido o seu sistema imunológico ainda não estar suficientemente desenvolvido para frear o vírus.
Causas da Bronquiolite
1
Ela é causada por um vírus chamado vírus sincicial respiratório (VSR). Embora o nome seja similar, não tem relação com bronquite ou asma.
Como identificar?
2
Os sintomas da bronquiolite são:- coriza- febre- tosse contínua- obstrução nasal- cansaço
Como é o tratamento?
3
Confira a seguir algumas dicas que ajudarão no tratamento da bronquiolite.Atenção: o pediatra da criança sempre deve ser consultado.
3.1
Higiene nasal frequente e a aspiração dos mucos mediante aspirador nasal para eliminar do peito a mucosidade existente nas vias altas.
3.2
Proporcionar ao bebê umidade ambiental para amolecer a mucosidade dos pulmões. Para isso são empregados aerossóis com soro fisiológico.
3.3
Para dormir se aconselha que a cabeça e a parte superior do bebê estejam ligeiramente levantadas para facilitar a respiração.
3.4
O emprego da fisioterapia mediante ‘tapinhas’ nas costas e no peito com a ‘mão oca’ é útil para retirar as secreções dos bronquíolos.
3.5
Às vezes, ainda que nem sempre, o pediatra pode recomendar uma medicação bronco-dilatadora administrada mediante aerossóis e paracetamol ou algum antipirético para a febre.
3.6
Manter um ambiente quente, úmido e livre de fungos é imprescindível para a recuperação. Se o bebê sai à rua é conveniente que respire através de um lenço.
3.7
Os banhos de vapor também podem aliviar a obstrução das vias respiratórias e a eliminação de muco.
Como prevenir?
4
A doença é mais frequente no inverno, portanto para evitar pegar o vírus, é preciso evitar lugares fechados e locais com muitas pessoas.
Como prevenir?
4
Orienta-se também lavar frequentemente as mãos, utilizar álcool gel e evitar contato com pessoas resfriadas.
Outros conteúdos queachamos que você vai gostar.Clique em cima do título para ler