DESFRALDE: O QUE PODE DAR ERRADO E NÃO FUNCIONAR?

Algumas crianças enfrentam bem o desfralde com cerca de 2 anos de idade, outras estão preparadas para o processo com três anos ou mais.

E não há certo e errado nisso. Há alguns sinais físicos, comportamentais e cognitivos que indicam o momento ideal para cada criança sair das fraldas.

Tentar antes do tempo pode prolongar o processo, por que a criança ainda não estava pronta.

1

Em contrapartida, se ela já se sente incomodada quando a fralda está suja, já expressa a vontade de fazer xixi e cocô, e consegue se dirigir ao vaso ou penico, vale a pena tentar.

Outro ponto que precisa ser considerado são as circunstâncias em volta da criança.

2

Se estiverem ocorrendo mudanças de rotina, adaptações a novos ambientes e pessoas, ou outras situações atípicas à vida dela, é melhor esperar que se acostume.

As alterações emocionais podem dificultar o processo para ela.

O desfralde precisa ser confortável para a criança e sustentável para os adultos que estão envolvidos.

3

Portanto, se você já tentou em algum desses momentos e não funcionou, dá para retornar do início.

Pressionar ou castigar seu filho por não estar conseguindo ou por deixar escapar um pouquinho só frustra e estressa, e se ele perder o interesse por essa conquista o trabalho será dobrado.

Uma última dica para os pais é: evitem ouvir palpites de todos em volta sobre como deve ser o desfralde, já que a melhor forma de decidir é observando os sinais de que a fralda pode ser retirada...

4

... e ninguém melhor do que quem está sempre perto pra isso.

Outros conteúdos que achamos que você vai gostar. Clique em cima do título para ler