Swaddling é uma técnica que consiste em enrolar/embrulhar bebês. Quando o bebê vem ao mundo ele vai levar um tempo para se acostumar a tanto espaço que agora tem disponível e desenvolvem o Reflexo de Moro, que é um reflexo onde o bebê sofre sobressaltos pela falta de limite do espaço. O Reflexo de Moro geralmente está presente nas primeiras semanas de vida e pode durar até os três meses.
A técnica Swaddling ajuda a minimizar os efeitos do Reflexo de Moro, já que ao ser enroladinho em um swaddle, o bebê vai se sentir protegido, encontrar limites no espaço e assim dormir melhor. Porém, enrolar o bebê em swaddles ou lençóis e cobertores deve ser uma prática feita de forma muito consciente e cuidadosa.
Os papais de primeira viagem, geralmente são ensinados a enrolar seus bebês ainda na maternidade/hospital. Seja por um cobertor adquirido especialmente para o momento ou, um swaddle como esse da Chiquititos, que são fabricados com 70% de fibras de Bambu e 30% de Algodão, são funcionais para acalmar o bebê nos primeiros momentos fora do útero da mãe.
No entanto, para enfaixar o bebê em casa é necessário seguir uma técnica para fazer isso de forma segura e eficaz para o bebê. Dê preferência por enrolá-lo em um swaddle de qualidade para garantir o conforto do bebê.
Segue algumas dicas de ouro para você aplicar na hora de enrolar seu bebê.
- Não vista muitas roupas no bebê, deixe-o com roupas leves;
- Não enfaixe as pernas do bebê separadamente;
- Não aperte demais o swaddle no corpo do bebê;
- Deixe as mãozinhas livres, ou pelo menos uma junto ao rosto;
- Coloque o bebê para dormir somente de costas para que não rolem acidentalmente;
- Monitore o sono do seu bebê;
- Não deixe panos, lençol ou cobertor soltos no berço (isso pode cair no rosto do bebê e causar sufocamento);
- Respeite o período recomendado para utilização do swaddle para enrolar o bebê (não enrolar a partir do momento que o bebê já consegue rolar).
Lembre-se, o Swaddle é um acessório extremamente útil para garantir o bem estar do bebê nos primeiros dias de vida, porém é pra ser usado para enrolar o bebê somente em situações pontuais.
Veja como enfaixar o bebê corretamente com o swaddle:
- Estenda o swaddle em um local plano com um canto dobrado para baixo;
- Coloque o bebê virado para cima no swaddle com a cabeça acima do canto dobrado;
- Endireite o braço esquerdo, enrole o canto esquerdo do swaddle sobre o corpo e coloque-o entre o braço e o lado direito do corpinho do bebê;
- Em seguida, abaixe o braço direito e dobre o canto direito do swaddle sobre o corpo e sob o lado esquerdo;
- Dobre a parte inferior do swaddle frouxamente e coloque-o sob um lado do bebê;
- Certifique-se que os quadris do bebê podem se mover e que o swaddle não está muito apertado. Faça um teste, colocando três dedos entre o peito do bebê e o swaddle.
É importante lembrar que o swaddle ajuda bastante em casos onde os bebês apresentam o reflexo de Moro mais acentuado, mas que o colo e o contato com a pele da mãe e do pai também é fundamental para acalmar e regular o sono do bebê.
Leia também
- Lista com os Melhores Carrinhos para Bebê de 2024
- Espelho Retrovisor para Bebê: 5 Melhores do Mercado
- 10 Dicas de Cuidados com a Pele na Gravidez
Foto Destaque: Image by pixabay.com. Artigo produzido por Maria Adrielia para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.
Última atualização em 2 anos por Maria Adrielia
Escritora e redatora web, fã de assuntos relacionados à moda, beleza, literatura, maternidade etc. Desde 2021, atuo como redatora aqui no blog Chiquititos, compartilhando meus estudos e pesquisas realizadas sobre Introdução Alimentar e áreas afins, juntamente com profissionais pediatras e nutricionistas infantis.